Curiosidade

O Brasil é o quinto maior mercado para projetos com certificação LEED fora dos EUA

1111111
           O sistema de certificado LEED do U.S. Green Building Council (ou selo verde) tratasse do programa mais importante do mundo para a criação de projetos, construções, manutenção e operação de Green Buildings, orientando e atestando o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil antes, durante e depois de suas obras. Existindo em cerca de 143 países de todo o mundo, o selo é considerado, hoje, a principal certificação de construção sustentável para os empreendimentos do Brasil, onde é representado oficialmente pelo GBC-Brasil – Conselho de Construção Sustentável do Brasil, que foi criado no país em 2007. A certificação LEED demonstra liderança, inovação, gestão ambiental e responsabilidade social, além de oferecer aos proprietários e operadores de construções as ferramentas que precisam para melhorar imediatamente o desempenho da construção e a conclusão.
_____________________________________________________________________________________________

Quem não tem ouvido falar muito nesses termos nos últimos anos?

       Bem como diversas áreas tecnológicas, a Construção Civil tem se renovado a cada dia. É nesse contexto que diversos estudiosos do ramo têm se debruçado na busca de desenvolvimento que concilie inovação e sustentabilidade, ou seja, um novo jeito de construir buscando causar o mínimo de impacto negativo ao meio ambiente.
Blog1
    Seguindo tal tendência, a quantidade de Green Building (Construção Verde), que não é um modismo, mas uma necessidade da modernidade, entre os anos de 2009 e 2012, segundo o site asboasnovas.com, cresceu 412% em território brasileiro e o Brasil se tornou o quarto país com mais empreendimentos certificados pelo LEED (Leadership in Energy Environmental Design).
     Desse modo, nos últimos anos, diversos materiais e tecnologias sustentáveis têm sido desenvolvidos em todo o mundo.
_____________________________________________________________________________________________

A Mega-Cidade Pirâmide Shimizu

    Um dos maiores problemas da engenharia na atualidade é a falta de espaços para levantar novas estruturas, principalmente habitacionais. Assim, existem diversas pesquisas relacionadas a inovações na utilização dos espaços e outros diversos métodos revolucionários, como a construção de ilhas artificiais e de edifícios cada vez mais altos.
     Pensando nisso, engenheiros japoneses criaram o que muitos chamam de “o projeto mais ousado do século”: A Mega-Cidade Pirâmide Shimizu.
figura1

_____________________________________________________________________________________________

Shopping em Fortaleza utiliza estrutura de madeira em praça de alimentação


Projetada pelo escritório La Guarda Low Architects e realizada pelos grupos Carpintaria Estruturas de Madeira e Moretti Interholz, a praça de alimentação do shopping Iguatemi Fortaleza que será entregue ainda este ano chama a atenção por ter uma cobertura de 4.500 m² feita inteiramente de uma estrutura de madeira.
Iguatemi
A estrutura será feita de abeto (árvore conífera) usando a técnica da madeira laminada colada e, no total, serão utilizadas 1.200 m³ desse material, sendo toda a madeira proveniente de florestas de reflorestamento na Áustria.
_____________________________________________________________________________________________

Um novo uso para o papelão

Peças leves, fáceis de montar, com baixo custo em relação às versões tradicionais e que podem ser montadas ou desmontadas a qualquer momento. Esses são alguns dos resultados de aplicar o design ao papelão. Longe de ser apenas um material descartável, ele é usado como matéria-prima dos móveis criados pela 100t, loja instalada em São Paulo (SP), especializada na produção desse tipo de produto, seja em pequena ou larga escala.
blog 1


_____________________________________________________________________________________________
Acessado: 06/11/2014
Fonte: https://construcaocivilpet.wordpress.com/category/curiosidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário