domingo, 14 de setembro de 2014

Qual a importância da engenharia civil para sociedade ?

    



Foto: Divulgação









A importância da Engenharia Civil é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença.Mas, se num exercício de imaginação conseguíssemos criar uma cidade sem a sua intervenção, ela certamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem comunicação, energia ou sistema de água e esgoto. O caos, enfim.    O engenherio civil é, de longe, o profissional mais importante quando o assunto é estrutura. Só ele está habilitado a lidar com projetos e construções de edifícios, estratas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos e até usinas de geração de energia.    Com o seu conhecimento, escolhe os lugares mais apropriados para uma construção, verifica a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e também o funcionamento e a conservação da rede de água e a distribuição de esgotos.    Por isso, a sociedade deve valorizar esse profissional tão rico em conhecimento técnico e capaz de atuar nas mais diversas áreas do desenvolvimento humano.

Fonte:http://www.jornaldiferente.com.br/index.php/arquitetura-e-engenharia/1751-a-importancia-do-engenheiro-civil-na-sociedade

Qual o Perfil Necessário para a Área de Engenharia Civil ?

O Perfil do Engenheiro Civil, De todas as engenharias, a Engenharia Civil exerce um papel fundamental no comprometimento com as áreas sociais e ambientais, considerando que permite que os principais recursos da natureza sejam transformados, adaptados e aplicados para o uso ou conveniência do homem.
Este artigo tem a principal finalidade de conhecer a opinião de todos que atuam na área  quanto ao perfil profissional ideal do Engenheiro Civil na atualidade. Portanto é fundamental a participação de todos.De todas as engenharias, a Engenharia Civil exerce um papel fundamental no comprometimento com as áreas sociais e ambientais, considerando que permite que os principais recursos da natureza sejam transformados, adaptados e aplicados para o uso ou conveniência do homem.
Acredito que o profissional que atua nessa área deve ter:
  • Preocupação, entre outras, em obter uma sólida formação básica;
  • Capacidade de avaliar adequadamente as questões de segurança;
  • Ética profissional;
  • Relevante conhecimento técnico nas matérias inerentes à Construção Civil;
  • Preocupação com o impacto ambiental do empreendimento;
  • Habilidade avaliar o impacto econômico dos empreendimentos na vida das pessoas e da comunidade.
O Perfil do Engenheiro Civil   Participe com seus Comentários! mercadodetrabalho gestao pessoas desenvolvimento carreira
A grande demanda por profissionais desta área gera preocupações; as empresas ávidas em cumprir seus cronogramas acabam contratando profissionais despreparados trazendo graves consequências em médio e longo prazo principalmente com relação à segurança do empreendimento.
O Engenheiro Civil tem necessariamente que estar atento aos reflexos sociais e ambientais dos seus atos e nesse contexto terá de encontrar soluções que sejam adequadas e plenamente alinhadas do ponto de vista político, econômico, social e ecológico, bem como desenvolver esforços para ampliar seus conhecimentos, formação e capacitação profissional.

Fonte:http://www.engenhariacivilbrasil.com/gestao-pessoas/desenvolvimento/o-perfil-do-engenheiro-civil-participe-com-seus-comentarios

Falta de Engenheiros

      












      Temos descoberto uma nova realidade se aproximar para futuros e atuais Engenheiros, a saturação do mercado tem feito com que pessoas exijam ainda mais de si mesmo e não porque querem, mas porque precisamos pensar no que fazer para se destacar no atual cenário. Mudar com o mercado, ou mudar para o mercado? É tudo uma questão de perspectiva, e depende da sua ambição e objetivos.
      Um estudo feito pelo Ministério da Educação concluiu que hoje temos um crescimento de 50% de graduados em Engenharia Civil com relação a 2006, um crescimento grande e preocupante. Será que o mercado vai absorver todos esses profissionais? Vai aumentar a concorrência? E a qualificação desses futuros engenheiros? Por mais amplo que seja hoje o campo de trabalho para a Engenharia Civil, esse crescimento de graduados é maior do que o crescimento real da área, ou seja, está crescendo mais o número de graduados do que o numero de empregos (que hoje ainda é maior), e com isso a concorrência só tende a crescer.

      Fonte: http://blogdaengenharia.com/engenharia-civil-o-mercado-de-trabalho-comeca-a-preocupar/

domingo, 7 de setembro de 2014

A Origem da Engenharia Civil


Da necessidade de proteção das intempéries habitando em cavernas mesmo que temporariamente o homem inventou o conceito de habitação, com a concentração de pessoas em uma mesma proximidade, surgiram às comunidades e a formação de aldeias.
Da necessidade das aldeias de se protegerem contra ataques e saques de tribos rivais, surgiu às primeiras trincheiras e barreiras e com isto iniciou-se a construção.
Desta permanência mais constante pelo homem em uma única região, veio à necessidade de proteger e posteriormente expandir seus territórios, assim surgiram às tropas ou grupamentos, e com elas a necessidade de se deslocar não só para exploração como para o combate, começou-se assim a serem abertas “picadas” entre as matas, "construções rudimentares" que futuramente dariam inicio às vias e estradas, para transpor os acidentes geográficos como rios e vales, atravessavam-se troncos, formas primitivas das pontes e viadutos.
Homens da Caverna criavam com galhos e pedras, lanças para ajudar na caça e pesca, com a necessidade continua de proteção e expansão territorial devido ao aumento de população das comunidades, começou-se a desenvolver ferramentas rudimentares, porém mais elaboradas e artefatos que já poderíamos considerar como armas, na mesma época já surgiam os primeiros conceitos de embarcação.
Sem querer o homem criou assim o conceito de Tecnologia com finalidades Bélicas, esta crescente necessidade tornou-se cada vez mais indispensável, visto que quem dominasse mais “Tecnologia” conseqüentemente acumulava mais poder.
Os pioneiros em organizar tropas e a fundar um Exercito foram os romanos, deles herdamos as primeiras obras, algumas delas conhecidas até hoje.
A primeira Escola de Engenharia surgiu na França em 1747 com expectativas estritamente militares e para a exploração de minas de ouro e carvão, tendência que foi seguida por todo o Mundo.
Até então o termo "Engenheiro", era definido pelos dicionários, como "oficial que sabe arquitetura militar e dirige os trabalhos para o ataque e defesa de praças".
Somente no século XVIII, surgiu a caracterização do Engenheiro Civil pelo inglês John Smeaton, um dos criadores do cimento Portland, para diferenciar uma nova categoria de Engenheiros que não eram militares.
Até então os profissionais que faziam construções sem fins militares, não tinham nenhuma base teórica e científica, contavam apenas com a experiência, e eram tratados por "mestres de risco" ou "mestres pedreiros", e foram os antecessores dos arquitetos de hoje.
No Brasil, a Engenharia teve seu inicio já a partir do descobrimento, com a construção de fortificações e igrejas.
Mas o surgimento de uma escola de Engenharia, no Brasil se deu em 1808 com a chegada da Família Real ao Brasil e a Fundação da Real Academia Militar do Rio de Janeiro, com o objetivo de formar oficiais em artilharia e cartógrafos.
Com o Decreto Imperial nº 5.600, de 25 de abril de 1874, que transformou a Escola Central em Escola Politécnica do Rio de Janeiro, e a subordinou a um Ministro Civil, desvinculando-a de sua origem Militar e dando inicio a formação de Engenheiros não Militares no Brasil.
Daí o nome: Engenharia Civil é aquela que não é Militar e assim o Engenheiro Civil também é aquele que não é Militar.
Fonte: http://www.projetosrp.eng.br/origem_engenharia_38.html 

Confira os melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil :

Nome da FaculdadeEstrelas
Universidade de Brasília★★★★★
PUC-Rio★★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina★★★★★
Unesp – Ilha Solteira★★★★★
Universidade Federal de São Carlos★★★★★
USP – São Carlos★★★★★
Instituto Tecnológico de Aeronáutica★★★★★
USP – São Paulo★★★★★

Faculdades/Universidades da Baixada Santista que tem Engenharia Cívil


UNISANTA

UNAERPU

NISANTOS

UNIP

ESAMC

Faculdades conhecidas que tem engenharia civil em São Paulo :



Usp (particular)
Unicamp (particular)
ITA (faculdade publica)
Mackenzie (particular)
FEI (particular)